departamento de perícia e investigação do comportamento humano

"Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca cala, falam as pontas dos dedos".

Sigmund Freud

O Departamento de Perícia e Investigação do Comportamento Humano – DPICH tem a função de preparar profissionais com alta qualificação profissional com habilidades e competências especiais nas áreas de Investigação e Perícia Corporal e Facial, Comunicação Não Violenta – CNV, Comunicação e Linguística Para Paz -CLP, Programação Neurolinguística – PNL, Psicanálise, Analista Comportamental e áreas de aderência.

O QUE FAZ UM PERITO INVESTIGADOR EM LINGUAGEM FACIAL & CORPORAL?

Um Perito Investigador em Linguagem Facial & Corporal trabalha para identificar os diferentes traços comportamentais humanos de micro, macro expressões faciais, bem como as expressões faciais dissimuladas e artificiais. Assim, o seu papel em uma organização é de suma importância, pois visa a prevenir conflitos e a contribuição para entender o proceder de diferentes indivíduos em diversos contextos do cotidiano. A sua atuação poderá ocorrer na esfera privada, ou se for solicitado, na esfera judicial. As suas áreas de atuação incluem entre outras:

ONDE E COMO PODE ATUAR?

Empresarial – são capazes de detectar os mais diversos comportamentos dos funcionários tais como: desmotivação, motivação, agressividade, satisfação, podendo prevenir, gerir e solucionar comportamento que possam impedir o seu desempenho laboral. Na seleção de candidatos, por exemplo, que é um processo no qual é de suma importância avaliar o perfil de um candidato e a veracidade de seu discurso, a fim de averiguar se, dentro dos estudos da psicologia do engano, o candidato apresenta coerência entre o que ele é e o que diz ser e como ele se vê.

Advocacia – iniciando pela primeira entrevista com o cliente em todas as áreas do Direito, bem como, e principalmente, na esfera criminal, quando da escolha do júri. O comportamento das partes em uma sessão de conciliação, sessão de mediação, audiência de instrução, a linguagem verbal ou escrita exibem o que foi coordenado, acertado, ensaiado, treinado e ensinado a ser dito, mas a linguagem facial e corporal, podem, em sua maioria, contradizer tudo o que foi dito ou escrito. Temos em nosso cenário nacional, alguns exemplos onde o estudo da linguagem corporal foi utilizado no tribunal, como o caso do juiz Max Carrion Brueckner, da 6ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, que não considerou o depoimento de uma testemunha, por entender que suas expressões gestuais não estavam em assonância com o que ela estava falando.

Negociação – todo negociador necessita ter habilidades e competências de persuasão verbal e não verbal. Por exemplo, na área de vendas, um vendedor pode identificar o grau de satisfação de um comprador em relação ao seu atendimento e ainda poderá gerar mais credibilidade em seu discurso.

Escola – professores, diretores, coordenadores, todas que estão envolvidos de uma forma direta ou indireta nesse campo de atuação, se forem capacitados com técnicas de perícia em linguagem facial e corporal poderão contribuir ainda mais mais prevenir o bullying, por exemplo, bem como outros comportamentos, tais como: falta de atenção na aula, hiperatividade, agressividade, tristeza e muito mais. Em estudo recente, com base em análise comportamental entre outros métodos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) apresenta dados que apontam a prevalência de Autismo em 2020 de 1 para cada 54 crianças. No Brasil ainda não existem dados estatísticos, mas a previsão é que os dados do Brasil acompanhem os mesmos índices dos Estados Unidos. ( clique aqui para ler a reportagem)

Abaixo você tem acesso a Lista de Perito Investigador em Linguagem Facial & Corporal – do DPICH do IBRAMAC

Jean Carlos Dal Bianco

Situação: ATIVO | Registro: PLFC 2001/21

Maria Augusta Bastos

Situação: ATIVO | Registro: PLFC 2002/21

Katarina Monteiro

Situação: ATIVO | Registro: PLFC 2003/21

Aline Patrícia de Melo Cordeiro

Clenilson Lima de Souza

Gleidson Ramos Ferreira

Isabel Cristina Melón de Souza Neves

José Marcos Felipe Santos

Luciana Barreto de Matos da Paz

Maria Eduarda Simões da Rocha Ribeiro Varejão

Maria Laura Moreira de França

Nidreyjeane Gomes Magalhães

Paulo Cezar Ferreira de Souza

Rafael Gustavo Guimarães de Carvalho